A Escola de Enfermagem Catarina de Siena ou Escola Profissionalizante Catarina de Siena, com sede na belíssima cidade de Pau dos Ferros-RN, fundada em 18 de outubro de 1997, pela paraibana de coração e pauferrense de coração, a enfermeira Soraya Vieira está associada ao projeto de Saúde Pública e hospitalar na região do Alto Oeste visando atender à população, no que se refere as suas necessidades básicas de higiene, saúde como também na qualificação profissional e em especial na geração de emprego e renda.
As políticas públicas de saúde trouxeram exigências novas, apontando a necessidade de profissionais junto ao mercado de trabalho cada vez mais crescente e qualificado, enfatizando a importância do trabalhador adequado a um mercado atual.
Outro aspecto para ser considerado, é o surgimento da Educação Profissional no Brasil através das suas diretrizes curriculares, com a resolução CNE/CEB Nº 04/99 e parecer CNE/CEB n° 16/99, além daquelas anunciadas no artigo 3° da LDB n° 9.394/96. Possibilitando as Escolas integradas as diferentes formas de Educação ao trabalho adequado a novas tecnologias.
O Projeto do Centro Profissionalizante Catarina de Siena está em conformidade com as diretrizes curriculares objetivando construir as competências associadas a conhecimentos e experiências que geram habilidades.
A Escola Profissionalizante Catarina de Siena justifica o seu projeto com a proposta de buscar de forma gradativa e crescente, a capacidade de educar de modo a atingir uma cLientela de jovens e adultos, que buscam entrarem no mercado de trabalho. A idéia é dinamizar, otimizar e ampliar a educação profissional em uma região excluída, sem prejuízo da educação básica, tão necessária para garantir o acesso aos cursos técnicos.O nosso maior desafio é tornar o cidadão competente e produtivo, aprimorar o desempenho técnico abrangendo conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida das populações.
OBJETIVO GERALOferecer Educação Profissional na Área de Saúde, conforme Projetos e Regimento Escolar aprovados em conformidade com as diretrizes curriculares CNE/CEB nº 04/99 e nova LDB no art. 39 a 42.
METODOLOGIA• A Sociedade tecnológica, da explosão de conhecimentos e informações, das mudanças rápidas, requer profissionais com capacidade de aprender rapidamente novos conhecimentos: não basta adquirir o conjunto de conhecimentos já elaborados, é imprescindível adquirir habilidades e estratégias que lhes permitam aprender novos conhecimentos, saber acessa-los;• A solução de problemas é um dos recursos mais acessíveis para levar os alunos a aprender a aprender;• Ensinar a resolver problemas supõe dotar os alunos da capacidade de aprender a aprender, de questionar e ir buscar respostas, de construir autonomia;• Criar o hábito e atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta, bem como ensina a propor problemas para si mesmo a resolvê-los;• Preparar mais adequadamente para desenvolver habilidades e estratégias eficientes para buscar respostas para os problemas do cotidiano do processo produtivo – rotineiros ou inusitados.
As políticas públicas de saúde trouxeram exigências novas, apontando a necessidade de profissionais junto ao mercado de trabalho cada vez mais crescente e qualificado, enfatizando a importância do trabalhador adequado a um mercado atual.
Outro aspecto para ser considerado, é o surgimento da Educação Profissional no Brasil através das suas diretrizes curriculares, com a resolução CNE/CEB Nº 04/99 e parecer CNE/CEB n° 16/99, além daquelas anunciadas no artigo 3° da LDB n° 9.394/96. Possibilitando as Escolas integradas as diferentes formas de Educação ao trabalho adequado a novas tecnologias.
O Projeto do Centro Profissionalizante Catarina de Siena está em conformidade com as diretrizes curriculares objetivando construir as competências associadas a conhecimentos e experiências que geram habilidades.
A Escola Profissionalizante Catarina de Siena justifica o seu projeto com a proposta de buscar de forma gradativa e crescente, a capacidade de educar de modo a atingir uma cLientela de jovens e adultos, que buscam entrarem no mercado de trabalho. A idéia é dinamizar, otimizar e ampliar a educação profissional em uma região excluída, sem prejuízo da educação básica, tão necessária para garantir o acesso aos cursos técnicos.O nosso maior desafio é tornar o cidadão competente e produtivo, aprimorar o desempenho técnico abrangendo conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida das populações.
OBJETIVO GERALOferecer Educação Profissional na Área de Saúde, conforme Projetos e Regimento Escolar aprovados em conformidade com as diretrizes curriculares CNE/CEB nº 04/99 e nova LDB no art. 39 a 42.
METODOLOGIA• A Sociedade tecnológica, da explosão de conhecimentos e informações, das mudanças rápidas, requer profissionais com capacidade de aprender rapidamente novos conhecimentos: não basta adquirir o conjunto de conhecimentos já elaborados, é imprescindível adquirir habilidades e estratégias que lhes permitam aprender novos conhecimentos, saber acessa-los;• A solução de problemas é um dos recursos mais acessíveis para levar os alunos a aprender a aprender;• Ensinar a resolver problemas supõe dotar os alunos da capacidade de aprender a aprender, de questionar e ir buscar respostas, de construir autonomia;• Criar o hábito e atitude de enfrentar a aprendizagem como um problema para o qual deve ser encontrada uma resposta, bem como ensina a propor problemas para si mesmo a resolvê-los;• Preparar mais adequadamente para desenvolver habilidades e estratégias eficientes para buscar respostas para os problemas do cotidiano do processo produtivo – rotineiros ou inusitados.
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